PORTAL OESTE NEWS

PORTAL OESTE NEWS
O QUE VOCÊ QUER PESQUISAR, VOCÊ ENCONTRA EM UM ÚNICO LOCAL, NO "PORTAL OESTE NEWS", A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DE MINHA QUERIDA E AMADA TERRA POTIGUAR, COM 12 BLOGS, 1058 LINKS, DOIS ORKUTS, UM TWITTER, UM MSN E UMA PÁGINA MUSICAL, TOTALIZANDO 1075 ENDEREÇOS ELETRÔNICOS NA WEB. CRIADO A 28 DE DEZEMBRO DE 2008, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR # 100 % NORTE-RIO-GRANDENSE. ACESSE E CONFIRA!

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

FACISA - FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI

O que hoje se apresenta como projeto de expansão do ensino de saúde, se deu pela proximidade da UFRN com a Região do Trairi, e mais especificamente, com o município de Santa Cruz. Esta relação data de 02 de agosto de 1966 quando foi criado o Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária – CRUTAC, cujo objetivo era interiorizar a UFRN através de Treinamento e Extensão Universitária, na forma de prestação de serviços à comunidade do interior do estado.

Instalado no município de Santa Cruz como projeto piloto, através da Resolução No. 57/65–U do CONSUNI, o CRUTAC oportunizou a realização de experiências na atenção social à população rural efetivando a orientação extensionista da UFRN e a prática multiprofissional no processo de trabalho em saúde.

O CRUTAC alcançou tamanha relevância social, que passou a ser referência nacional no campo da Extensão Universitária e da Ação Comunitária no âmbito da universidade brasileira. Esta experiência foi pioneira em todo o Brasil e, difundiu-se nas diversas regiões do país por cerca de 39 universidades.

Na UFRN ele permaneceu recebendo estudantes em estágio de final de curso, para prepará-los com conhecimentos e vivências na área rural, adequadas às necessidades locais, e com consciência crítica sobre os problemas que atingiam 1/6 dos municípios do Rio Grande do Norte (RN).

Neste cenário de formação universitária o Hospital Universitário Ana Bezerra – HUAB, inaugurado em 04 de fevereiro 1952, vem assegurando ao ensino em saúde mais um campo de estágio para os acadêmicos da UFRN, dentro de uma perspectiva diferenciada do que ocorre na capital do Estado, tendo em vista a natureza do ensino sob a forma de internato, bem como a experimentação de práticas coletivas e multidisciplinares. Recebendo acadêmicos tanto na condição de estagiários de graduação, quanto de residência médica. Esses estágios estão voltados para os serviços ambulatoriais, urgências e internações. Além de cursos de pós-graduação lato senso, como é o caso da especialização em Enfermagem Obstétrica e Psicologia Hospitalar.

O HUAB conquistou junto aos Ministérios da Educação e da Saúde o seu credenciamento como hospital de ensino, conforme a Portaria Interministerial Nº. 2.378, de 26 de outubro de 2004. Atualmente representa uma importante referência para o Sistema Único de Saúde - SUS na região e mantém seu papel na assistência à saúde do município de Santa Cruz e cidades vizinhas. 
FONTE: SITE DA UFRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário